Esperança esquematizada em 10 lições - Cursos preparatórios para concursos | Themas Cursos ®

Blog

Esperança esquematizada em 10 lições

Esperança esquematizada em 10 lições

 

  1. Você não precisa saber os detalhes do caminho antes de começar:

Você tem a sensação de que precisa mapear cada detalhe do que fazer até a aprovação? Quantas páginas ler do quê, por quanto tempo ao dia? Por quais livros estudar? Quais cursos fazer? Em quantos concursos se inscrever? Isso não é necessário. Aliás, pode até ser uma jogada atrapalhada de sua parte, já que a única certeza no mundo dos concursos é que nenhuma receita pronta funcionará sem ajustes. Fazer um planejamento exaustivo a longo prazo não tem tanta utilidade e você acabará perdendo muito tempo reescrevendo o plano original. Abra mão da necessidade de controle e permita-se descobrir o caminho ao longo do percurso.  Se você tem o foco no destino, desvendar o caminho para chegar lá será natural.

  1. Você não deve satisfações senão a você mesmo:

Todo mundo deve ter um parente chato que sempre pergunta como andam as coisas em um tom claramente não animador. Isso pode ter acontecido com você e você pode ter respondido de volta no mesmo tom desanimado algo como “nada de novidade, apenas estudando”. Se alguém vier com uma conversa dessas, diga que tudo anda maravilhosamente bem e que o dia de hoje foi especialmente produtivo. Depois de resumir oralmente o último informativo do STJ que você leu e afirmar com entusiasmo que esse conhecimento será útil no futuro, posso garantir que a pessoa se arrependerá de ter feito a pergunta...

E o melhor de tudo: quando você aprender que só deve satisfações a si mesmo, até o comentário mais maldoso não o abalará como antes.

  1. Reconheça seus pequenos progressos:

Lembra-se de quando era criança e sempre alguém falava sobre o quanto você estava crescido? Isso parecia tão óbvio ao observador externo, mesmo que você não  conseguisse perceber diferença alguma em seus centímetros.

A proximidade com o objeto de análise é um fator que dificulta a percepção do todo. Por isso, não raramente temos a falsa sensação de que estudamos sem avançar.

Não se deixe enganar: cada dia de estudos é um avanço que se refletirá em resultados.

Ao fim de cada dia, parabenize-se por mais um passo dado.

  1. Dê a si mesmo o tratamento que daria a seu melhor amigo:

Se o seu melhor amigo confidenciasse o desejo de buscar um sonho, você o chamaria de ingênuo e tolo ou o admiraria pela coragem? E se esse amigo, depois de algumas dificuldades no caminho, dissesse que queria desistir? Você o colocaria para baixo e diria que como ele estupidamente perdeu tempo? Ou mostraria o quanto ele já conquistou e o incentivaria a continuar?

Obs: Se for mais fácil, você pode fazer o mesmo exercício de imaginação como sendo uma conversa com o filho ou um irmão.

A lição aqui é simples: seja tão gentil com você mesmo quanto você seria com o seu melhor amigo. Afinal, se você não tem outra escolha a não ser conviver com você mesmo, faça dessa convivência a melhor possível.

  1. Pare de culpar as circunstâncias e os outros:

Você olha para a sua situação atual e tende a colocar a culpa na falta de apoio de sua família? Na falta de tempo para estudar? No fato de ter que conciliar os estudos com o trabalho ou com filhos? Na crise econômica? No número reduzido de concursos? No excesso de concorrência? Na comida duvidosa que você comeu antes de fazer a prova?

PARE AGORA.

Todos esses pensamentos apenas incutem em seu subconsciente a seguinte mensagem: não adianta fazer nada. Tudo o que você fizer será inútil.

Diante de uma mensagem clara como essa, é provável  que você não tenha motivação alguma. Sem motivação, é mais provável que você desista no meio do caminho.

A solução exige mudança de estado mental. É importante que perceba que a responsabilidade pelo resultado da sua vida é tão somente sua.

Não é à toa que o Ho’oponopono diz que o denominador comum entre todos os seus problemas é você.

Circunstâncias da vida podem te afetar certamente, mas você precisa entender que você tem o poder para mudar o que quiser. Com a coragem de assumir a responsabilidade pelo que acontece em sua vida, substitui-se a reclamação pela ação. E adivinhe? Ação gera resultado.

  1. A derrota consecutiva não é necessária:

Essa mensagem é apenas uma lembrança para acreditar que não existem impossíveis.

Você acredita que precisa acumular muitas reprovações até passar? Livre-se dessa crença limitadora. Se você vai fazer o seu primeiro concurso, faça para passar. Se você já teve algumas ou muitas reprovações, não deixe de acreditar que o próximo concurso pode ser o seu. Se você teve dificuldades na fase objetiva e chegou a uma fase subjetiva, não pense que terá que reprovar muitas vezes nessa próxima fase, pois você tem tanto merecimento quanto os outros candidatos que também estão ali. Em suma: não se dê por vencido antes da batalha.

  1. Se reprovado, agradeça:

Diante de uma derrota, você já pensou na possibilidade de agradecer em vez de amargurar a reprovação?

Essa atitude pode parecer inusitada, mas é uma verdadeira demonstração de fé. Você agradece pela lição aprendida; parabeniza a si mesmo pelo esforço empreendido; e confia que aquela prova ou aquele cargo não era o melhor para a sua vida. Assim, permite que algo melhor surja no momento certo.

  1. Se faltar motivação, convoque a disciplina:

Você não precisa enxergar o mundo a partir de um modo Poliana de ser.

Haverá dias em que você não terá vontade de continuar. Se isso for resultado de real fadiga mental, o melhor é que tire uma folga sem culpas e volte quando se sentir renovado.

Se a falta de vontade for simples preguiça, você precisa aprender a estudar mesmo sem vontade.

Quando faltar motivação, a disciplina garantirá com que você permaneça se movendo.

  1. Como reagir diante de histórias de sucesso:

Qual é a sua primeira reação ao ler, ver, ou ouvir uma história de sucesso? Pensa que quem alcançou um objetivo é sortudo em contraposição à sua própria posição imbatível de pessoa injusta e reiteradamente azarada? Pensa que o que é possível para os outros não é possível para você? Deseja mal à pessoa que conseguiu o que queria?

Todas essas reações aparentemente inofensivas são muito mais prejudiciais do que podem parecer. Se você afirma que é azarado, provavelmente a sorte não gostaria mesmo de sua companhia. Se você deseja mal ao outro, está dizendo a seu subconsciente que ser bem sucedido é algo ruim. Depois disso, será realmente mais difícil conseguir o que você deseja.

Não se esqueça do poder das palavras e pensamentos, especialmente quando direcionados a você mesmo.

Quando se deparar com uma história de sucesso ou superação, pare por alguns segundos e deseje que o sucesso se multiplique.

  1. Não deixe a felicidade para depois:

Essa lição pode parecer a mais clichê de todas, mas vou tratar dela ainda assim.

Se você posterga a sua felicidade para depois da aprovação, esse é um dos pecados mais fatais que você pode cometer.

Você pode achar que negar a própria felicidade é um estímulo para consegui-la no futuro, mas posso garantir que esse é um erro.

Pessoas infelizes no presente têm menos motivação, menos concentração, e menos confiança nelas mesmas. Ainda que alcancem a aprovação, é provável que continuem a postergar a felicidade para depois da escolha da lotação ideal, depois da promoção por merecimento, depois da aposentadoria...

Não deixe de ser feliz nos tempos de sacrifício.

Aprenda a apreciar as pequenas coisas da vida: um bom café da manhã; a paisagem entre a casa e a biblioteca; o sol que nasce e se põe todos os dias; um abraço de quem você ama.

A vida é bela demais para não ser aproveitada.

Sobre o Autor

Jean Nunes

Defensor Público estadual (aprovado em 1º lugar), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (aprovado em 1º lugar), Professor Assistente da Universidade Estadual do Maranhão (aprovado em 1º lugar).