Concursos públicos: 10 dicas para estudar melhor em menos tempo. Quer melhorar o desempenho nos concursos públicos? Veja 10 dicas que podem ajudar! - Cursos preparatórios para concursos | Themas Cursos ®

Blog

Concursos públicos: 10 dicas para estudar melhor em menos tempo. Quer melhorar o desempenho nos concursos públicos? Veja 10 dicas que podem ajudar!

10 dicas para estudar para Concursos Públicos

Estudar para concursos públicos? pode ser desafiador. No entanto, existem formas simples de superar os obstáculos se o candidato tomar alguns cuidados antes e durante período de preparação para as provas.

Veja agora 10 dicas que podem facilitar (e muito) a sua rotina de estudos.
Dica 1: Escolha o local ideal para estudar

O horário de estudos é praticamente um tempo sagrado para o concurseiro. Por esse motivo, nesse horário, você precisa manter a concentração totalmente focada naquilo que está fazendo, do contrário pode ser prejudicado.

Escolher um espaço silencioso, bem iluminado e organizado pode ajudar você a melhorar o rendimento nos seus estudos. O que, consequentemente, influencia no seu desempenho na prova.

Dica 2: Planeje a sua rotina de estudos

Se você pretende absorver o máximo de conteúdo ou quer melhorar o seu desempenho, você precisa de um plano para administrar toda a sua rotina de estudos.

Definir os horários para estudar (e o que estudar) é importante para ajudar você a controlar melhor o seu tempo e direcionar o foco e a energia para o caminho certo. Também para ajudar você a conservar o hábito de estudar os conteúdos.

Dica 3: Defina os materiais

Não adianta você escolher um local silencioso e planejar uma rotina de estudos, se no fim estiver fazendo uso de conteúdos ultrapassados e com pouca qualidade.

Para se dar bem nas provas você precisa se manter atualizado sobre todos os assuntos, concorda? E você só vai conseguir fazer isso se tiver utilizando os materiais certos.

Hoje existe muita informação e conteúdo disponíveis na internet, mas isso não quer dizer que todas elas são confiáveis.

Então, antes de começar a ?estudar para concursos públicos?, pesquise a origem dos materiais e selecione aqueles que oferecem mais qualidade e confiança.

Dica 4: Foque os seus estudos no edital da prova

Outra dica importante, e que precisa ser levada em consideração na hora de estudar, é direcionar a energia e o tempo para os conteúdos exibidos no edital da prova.
Muitos candidatos acabam estudando uma série de conteúdos a mais por não verificarem essas informações, e sem necessidade. Assim, acabam sem ter foco e ficam sem conseguir aprender os conteúdos que são realmente relevantes.

Então, quando for estudar, lembre-se de verificar quais são os conteúdos que vão ser pedidos na prova.

Dica 5: Tenha um tempo para relaxar

Sim, estudar é importante e você precisa manter uma rotina de estudos caso queira se sair bem nas provas. No entanto, você também precisa se dar um tempo para relaxar e descansar o corpo e a mente.

Estabeleça uma meia hora para comer algo diferente, escutar músicas, meditar ou até assistir alguma coisa interessante no Youtube.

Esse intervalo é importante para você descansar o cérebro e, para quando voltar a estudar, estar mais motivado e focado no que realmente importa.

Dica 6: Estabeleça metas diárias de estudo

Muitos concurseiros ficam em dúvida sobre quanto tempo eles precisam estudar diariamente: 8 horas ou 9 horas? Qual é o tempo necessário? Preciso estudar de manhã, tarde e noite? Será que preciso estudar de madrugada?

A verdade é que não é a quantidade de horas que vai determinar a qualidade do seu estudo, mas sim a concentração que você vai ter durante o período que estiver estudando.

Alguém que estuda 2 horas, focado no material, pode ter um desempenho melhor do que aquele que fica 8 horas vidrados nos livros, mas não consegue se concentrar corretamente.

Estabelecer metas diárias tipo, 3 horas de manhã e 4 horas a tarde (com intervalo de meia hora) pode ajudá-lo a manter a concentração e a atenção ativas. Assim, além de absorver mais conteúdo nesse tempo, você consegue ter uma folga para relaxar a noite e tirar toda a pressão dos ombros.

Obs: o importante não é a quantidade de horas, mas o empenho com que você vai estudar nesse período.

Dica 7: Respeite o seu tempo e motive-se

Sabemos que você não vai se manter motivado o tempo todo, e está tudo bem. Não se culpe por isso. Todas as pessoas podem sentir medo em algum momento, e isso não vai te tornar menos capaz de conseguir um bom resultado nas provas.

Se você acordar uma manhã e sentir que não está com disposição para estudar, experimente fazer uma caminhada, escutar uma música ou tirar um tempo para refletir sobre o que pode estar te incomodando.

Um tempo para você, por menor que seja, pode ser o suficiente para mantê-lo motivado mesmo nos dias mais difíceis. Então, respeite-se e tenha paciência nesse período de preparação.

Dica 8: Acredite no seu potencial

Existem centenas de pessoas competindo por uma mesma vaga e saber disso pode acabar gerando medo na cabeça dos estudantes.

Ainda assim, não permita as dúvidas prejudiquem o seu desempenho, ok?

Nos momentos que estiver apreensivo sobre as provas, lembre-se que todos os candidatos possuem chances iguais e que se outros podem conseguir bons resultados você também pode.

Não deixe que o medo interrompa os seus estudos e nem que ele prejudique a sua rotina. Foque em você, mantenha a sua cabeça erguida e corra atrás daquilo que você realmente quer.

Dica 9: Não se compare com os outros

Nenhuma pessoa é igual a outra e respeitar o seu próprio tempo de aprendizado é importante para você alcançar todos os objetivos.

Na hora de ?estudar para concursos públicos?, não compare-se aos outros e nem se cobre tanto. Tenha paciência com você mesmo, busque aprender os conteúdos com calma e valorize o seu esforço.

Se você comparar o seu progresso com os outros candidatos, você automaticamente está diminuindo tudo o que você está fazendo e conquistando. E isso é algo que só vai prejudicar e atrasar o seu sucesso.

Dica 10: Busque métodos diferenciados para aprender os conteúdos

Estudar todos os dias pode ser bastante exaustivo, ainda mais quando os conteúdos são complexos e exigem demais da concentração. Porém, hoje já existem métodos diferenciados para absorver conteúdos de forma mais prática e simples.

Vídeos, ebooks e até mesmo materiais como whitepapers e infográficos são opções interessantes para sair da rotina.

O legal de buscar métodos variados de estudo é que o seu cérebro estará sempre sendo estimulado de todas as formas. Ou seja, você pode aprender mais conteúdos, em menos tempo, e de um modo mais descontraído.

Então, gostou das dicas?
Já sabe o que fazer para otimizar a sua rotina de estudos ou ainda ficaram dúvidas sobre o assunto? Caso esteja precisando de alguma ajuda, entre em contato com um de nossos especialistas. Ou, se preferir, continue lendo o ?nosso blog? para ficar por dentro de todas as novidades sobre ?concursos públicos?.

Sobre o Autor

Jean Nunes

Defensor Público estadual (aprovado em 1º lugar), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (aprovado em 1º lugar), Professor Assistente da Universidade Estadual do Maranhão (aprovado em 1º lugar).