Ministério Público Estadual

É induvidoso que a Constituição de 1988 desenhou o perfil que hoje apresenta o Ministério Público. Embora se tratando de Instituição em constante mudança, é a Carta Cidadã de 1988 quem traça suas diretrizes, afastando-o, de vez, de qualquer papel representativo do Estado para assumir, indisputavelmente, a função de defensor da sociedade. É a exata dicção do art. 127, caput, da CF: “O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses socais e individuais indisponíveis”.

Inegável, portanto, a confiança depositada na Instituição pelo Constituinte, reconhecendo no Ministério Público um dos canais que a sociedade pode dispor para a consecução do objetivo estratégico da República brasileira, qual seja, a construção de uma democracia econômica e social. A trajetória traçada historicamente pela Instituição habilitou-se à representação dos interesses sociais e dos valores democráticos. Nessa perspectiva, a Constituição de 1988 consolidou o novo perfil político-institucional do Ministério Público, definindo o papel essencial que deve desempenhar numa sociedade complexa, na defesa do regime democrático, da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, instrumentalizando-o para tais fins.

Coordenador

Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira

Promotor de Justiça do Estado do Maranhão (4° lugar) desde 2015, com nota 9,5 na prova oral, Promotor Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral do Maranhão, Ex-Defensor Público do Maranhão (2015), Ex-Defensor Público de São Paulo(2013-2015), Ex- Técnico judiciário do TRF da 1ª região (2011-2013). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (2011), Especialista em Direito Tributário.

Extensivo

O programa tem como norte a transmissão organizada de conteúdo jurídico. Isso nos diferencia no mercado brasileiro, pois não oferecemos apenas planejamento. Ao contrário, preenchemos o plano de ação do aluno com conteúdo, por meio de materiais de apoio, resumos, roteiros de revisão e simulados. A ideia, então, é conduzir o aluno em uma linha reta de preparação, com planejamento semanal e ministração de conteúdo jurídico.

O objetivo do Curso Extensivo MPF é permitir que o aluno construa uma base sólida de conhecimento jurídico, que o possibilite competir em médio prazo nos concursos de promotoria. Em razão disso, no programa extensivo, a leitura e revisão de livros guiará a execução das metas, que também contemplarão o estudo da jurisprudência, da legislação e a resolução de simulados. 

Curso Extensivo MPE 2020 (vagas limitadas)

Programa regular para ministérios públicos estaduais.

Retas Finais

A metodologia Reta Final é desenvolvida em períodos subsequentes à publicação dos editais de abertura e possui como preocupação fundamental a revisão dos principais pontos do conteúdo programático. Diferente dos programas extensivos, nos retas finais, em razão da comum exiguidade de tempo entre a publicação do edital e a data da realização das provas preambulares, o estudo é primordialmente horizontal, sendo aprofundados apenas os temas mais relevantes passíveis de cobrança, de modo que o aluno tenha tempo para ter contato com todas as disciplinas.

Nos retas finais, por isso, o fator tempo assume relevância significativa, guiando, em boa medida, as ferramentas a serem utilizadas no programa, que dispensa especial atenção ao estudo da lei seca, da jurisprudência, da resolução de questões e da leitura de resumos esquematizados.

Rodadas

Não há dúvidas de que larga na frente o candidato que inicia a sua preparação de forma antecipada, dada a exiguidade de tempo entre o edital e a prova objetiva, bem como entre as fases do certame. Pensando nisso e sempre mirando a possibilidade de novos certames, as Rodadas propõem uma preparação extensiva focada na resolução de simulados de prova objetiva, discursiva e prática.

Todo conteúdo abordado será inédito e levará em consideração os temas mais recorrentes nos certames do Ministério Público Federal. As respostas dos alunos serão corrigidas de forma individualizada e detalhada por professores membros da carreira e multiaprovados em concursos do gênero.

Prova oral

Os Cursos de Prova Oral Themas são desenvolvidos para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos aprovados nas fases escritas. 

Nessa etapa da preparação, além da necessidade de revisão do conteúdo programático, fatores outros (extrajurídicos) assumem relevância significativa. O candidato, dessa forma, deve estar preparado não somente sob o aspecto jurídico, mas também linguístico, comportamental e psicológico, sendo estas as ferramentas a serem desenvolvidas e treinadas nos programas.

O Curso possui duas modalidades: 1) PRESENCIAL, 2) VIRTUAL, a ser realizado via Skype, com 5 (cinco) encontros, nas datas combinadas com os professores responsáveis. Existem ainda a possibilidade do aluno contratar as duas modalidades; (PRESENCIAL + VIRTUAL), realizando dessa forma uma ampla preparação para essa fase do concurso.

Equipe

Viviane Coutinho Leal

Aprovada para o cargo de Promotor de Justiça Substituto do Estado do Piauí (7º lugar), pós-graduada em Direito Administrativo e em Mediação de Conflitos.

Carlos Allan Siqueira

Promotor de Justiça do Estado do Maranhão. Ex-Analista Judiciário Especializado do TJAL. Aprovado para o concurso de Juiz de Direito do TJ/CE. Aprovado no concurso de Juiz de Direito do TJPA (não tendo realizado a prova oral). Aprovado no concurso de Defensor Público do Estado do Amazonas. Aprovado também para os cargos de Técnico Judiciário do TJPE e do TRF1.

Eduardo Lopes

Promotor de Justiça do Estado do Maranhão. Ex-Defensor Público do Estado do Pará. ex-Advogado Concursado das Centrais Elétricas do Brasil - Eletronorte. Especialização em Direitos Fundamentais - Universidade Federal do Pará.

Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira

Promotor de Justiça do Estado do Maranhão (4° lugar) desde 2015, com nota 9,5 na prova oral, Promotor Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral do Maranhão, Ex-Defensor Público do Maranhão (2015), Ex-Defensor Público de São Paulo(2013-2015), Ex- Técnico judiciário do TRF da 1ª região (2011-2013). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (2011), Especialista em Direito Tributário.

Yan Walter Carvalho Cavalcante

Aprovado no concurso de Promotor de Justiça do Ministério Público do Piauí (13º lugar). Consultor Jurídico de Desembargador no TJPI desde 2015. Pós-graduado em Direito Constitucional. Idealizador e mantenedor do @tecendoatoga. Mentor de Estudos.

O que estão dizendo sobre nossos cursos

André Valderramas Franco
"O curso do Vorne foi minha melhor escolha na preparação para a prova oral. O corpo docente conta com profissionais gabaritados da área, que aliam conhecimento jurídico e tratamento amigável. Em uma fase de extrema ansiedade, é imprescindível aprender com pessoas que nos passem conteúdos valiosos e, acima de tudo, tranquilidade e confiança. A equipe do Vorne se preocupa com o lado humano de seus alunos, além de oferecer excelentes materiais de estudo e estrutura confortável durante as aulas. "
Mauro Magalhães
"Fiz o curso Vorne de Rodadas para a Prova Discursiva (2º fase) do concurso da PGE São Paulo e ele foi, de fato, fundamental na minha aprovação. As rodadas simularam com precisão o formato e nível de dificuldade da prova, inclusive acertando algumas questões cobradas. Desse modo, não tive dificuldade com tempo, fato que era apontado como um dos principais desafios dessa etapa. O conteúdo do Curso, de igual modo, especialmente os espelhos dos simulados, foram excelentes e me garantiram sólida preparação, principalmente em temas mais específicos desse certame, como fundos imobiliários, securitização da dívida pública, regime de pessoal do Poder Público (estatutário e celetista). Com isso, consegui fazer uma prova discursiva segura, que me fez subir algumas posições em relação à 1ª etapa, razão pela qual sou grato aos professores e a toda equipe Vorne. Fizeram a diferença. Recomendo! "
Yuri Guerzet
"Após a aprovação na prova objetiva do TRF3/2018, senti necessidade de empreender um estudo dirigido para a segunda fase do referido certame. Na oportunidade, colegas muito preparados indicaram, de forma bastante efusiva, o VORNE. Tais indicações, aliadas à credibilidade que o Prof. Márcio Cavalcante empresta à instituição, me fizeram optar pelo curso específico para a mencionada segunda fase, então oferecido pelo VORNE. De pronto, senti certo estranhamento em relação à necessidade submeter as respostas escritas à mão. Contudo, tal expediente mostrou-se de grande valia, pois incentiva a simulação das condições reais da prova e ajuda a resgatar uma prática cada vez menos usual, porém de importância ímpar para um bom resultado: a caligrafia. Ademais, ao longo do curso, pude perceber o cuidado com que as questões propostas eram elaboradas. Igualmente, me deparei com o esmero e com a atenção despendida pelos professores nas correções individualizadas que, de fato, muito agregaram em minha preparação. Como resultado, tive a felicidade de ser aprovado na prova discursiva do TRF3 (concurso ora em andamento). E a boa experiência com o curso me colocou entre aqueles colegas que indicam o VORNE para auxiliar na preparação para concursos da magistratura federal.   "
Michele Bertotto
""Quando iniciei o curso preparatório para a segunda fase do TRF2 não tinha a mínima noção de como fazer sentença, tive apenas um mês e meio para aprender! Fui em frente, confiei no método e tive muita segurança na hora de fazer a prova, pois tinha treinado bastante através das rodadas. Durante o curso sempre tive muito apoio dos professores, mantive contato permanente por e-mail. Eles sempre foram muito atenciosos na correção, me respondiam prontamente. Tenho certeza que esse acompanhamento foi muito importante para o meu excelente desempenho. Super recomendo o VORNE!" "
Lucas Cunha
"O Curso Vorne é uma excelente ferramenta voltada para aqueles que buscam lograr êxito em um concurso público da área jurídica. É fundamental não só para o candidato iniciante, que pretende introduzir em sua rotina uma forma de estudo mais aprofundada e adequada aos níveis de cobrança das provas, mas também é indispensável para o candidato mais experiente, que já possui um bom domínio geral das matérias, mas necessita aparar arestas e solidificar o conhecimento em matérias específicas de determinados certames. Fiquei imensamente satisfeito com a qualidade do material, tendo me surpreendido bastante a especificidade de cada curso, que se adéqua perfeitamente à carreira para a qual se volta. No meu caso, como eu ainda não possuía tanta bagagem para concursos de Advocacia Pública, o Curso Vorne foi essencial para que meu primeiro contato com determinadas matérias já fosse realizado com o nível adequado e com excelente didática, permitindo um bom desempenho nas provas. Ao Vorne, portanto, só tenho a agradecer. "