Confira 10 táticas para se preparar para um Concurso de Procuradoria - Cursos preparatórios para concursos | Themas Cursos ®

Blog

Confira 10 táticas para se preparar para um Concurso de Procuradoria

Decidiu que quer ser um Procurador, mas não sabe por onde começar e nem como se preparar para um Concurso de Procuradoria? 

Está com medo de estudar e não passar na primeira fase da prova? Não sabe que conteúdos precisam de mais atenção antes de começar os seus estudos? Calma! Não precisa se desesperar. Separamos 10 dicas cruciais que vão ajudá-lo a melhor o desempenho nos estudos e, se você se esforçar bastante, a conseguir um resultado excelente na prova objetiva e também na etapa discursiva. 

Preparado para ser um Procurador? 

Então vamos lá! 

1 - Torne a rotina de estudos um hábito.

Depois que você cria um hábito forte você não precisa mais pensar em uma determinada tarefa, não é? Um exemplo disso está em escovar os dentes e dirigir um automóvel. 

Você está tão habituado a fazer isso, que praticamente entra no piloto automático. Isto é, tudo passa a fluir de modo mais simples e sem esforço. Pois é exatamente dessa forma que você precisa agir em relação aos seus estudos. Você precisa tornar a sua rotina de estudos um hábito tão forte, mas tão forte, que isso vai fazer parte do seu dia a dia e se tornar um processo natural. É claro que isso não é algo que se consegue do dia para a noite, e por isso mesmo é importante que você se esforce para tornar a prática de estudos uma tarefa constante, que será realizada nem que seja um pouco todos os dias. Conforme o seu cérebro for se adaptando a essa nova prática, mais fácil ficará para você estudar e absorver os conteúdos. 

Não existe uma regra clara para conseguir fazer isso porque cada pessoa possui o seu próprio tempo de aprendizagem. Porém, o ideal é começar aos poucos e ir se adaptando. Por exemplo, você pode criar o hábito de estudar 2 horas por dia e conforme for se acostumando, aumentar a carga de horas caso achar necessário. À medida que você ir estudando, mais natural será a tarefa e mais fácil ficará para você absorver os conhecimentos. 

2 - Organize um local de estudos 

A concentração é um fator extremamente importante para quem quer estudar para um Concurso de Procuradoria. Se você não mantém a atenção nos estudos, você 

pode deixar de absorver os conteúdos corretamente ou pior, perder tempo e energia ao ter que estudar a mesma coisa por uma segunda vez. A falta de concentração geralmente está relacionada aos barulhos, interação desnecessária em redes sociais e até mesmo falta de organização. 

Para conseguir absorver o máximo de conhecimento e aprender do jeito certo você precisa se preocupar em preparar em ter um lugar apropriado para realizar os estudos. 

Ou seja, escolha um espaço que seja silencioso, bem iluminado e que vai contribuir para a sua concentração. Por exemplo: um quarto, uma sala alugada, uma biblioteca, enfim. 

Se você se sente mais a vontade de estudar em casa, mas sabe que o seu quarto está desorganizado, tire um tempo para colocar as suas coisas em ordem e só depois volte a atenção aos estudos. Desse jeito ficará mais fácil para você direcionar o seu foco para o que realmente importa. Que, nesse caso, são os conteúdos. 

3 - Saiba direcionar o seu tempo 

Outra dica que pode ajudar você a se preparar melhor para um Concurso de Procuradoria é realizar a gestão de tempo.  Assim como é importante você criar uma rotina de estudos, torná-la um hábito e manter o seu local organizado, você precisa saber gerenciar as suas horas para aproveitar melhor o período em que estará estudando. Pense comigo, adianta ficar horas sentado na frente dos livros se a sua atenção estiver direcionada a um problema ou a outra tarefa que você precisa realizar posteriormente? 

Não! É tempo perdido... 

Para gerenciar o seu tempo do jeito certo você precisa primeiramente determinar um número de horas que você está disposto a estudar e a partir daí selecionar um período do seu dia para realizar essa tarefa. Por exemplo, decidiu que quer estudar 3 horas por dia? Ok! Agora pense em qual parte do seu dia você é mais produtivo, se de manhã, de tarde ou de noite. Escolheu a manhã para fazer os estudos, das 8 horas da manhã até as 11 horas? Perfeito!  Então, durante esse tempo, você deve estar totalmente focado naquilo que está fazendo. E quanto às outras tarefas, você poderá realizá-las depois e com mais calma. 

Entendeu a lógica? O importante é você definir um tempo fixo para você estudar e então direcionar toda a sua atenção ao que estiver fazendo nessa hora. 

4 - Construa uma base nas quatro disciplinas essenciais 

Constitucional, administrativo, processo civil e tributário. Essas são as quatro disciplinas essenciais da advocacia pública. Se o seu objetivo é passar no Concurso de Procuradoria você precisa ter uma boa base nesses conteúdos para conseguir um bom resultado na prova. Está com dificuldade na área tributária? Direcione a sua atenção e tempo para esses conteúdo e só depois comece a estudar os conteúdos mais simples. O mesmo vale para as outras três disciplinas base. A média de aprovação na primeira fase do Concurso de Procuradoria está entre 70 a 80 pontos. E cada uma dessas quatro disciplinas costumam ter cerca de 10 a 15 questões na prova. Então, se você tiver dificuldade em uma dessas área e for mal nas 15 questões, por exemplo, isso significa que você já está praticamente eliminado. 

Entendeu porque você precisa ser muito bom nesses quatro disciplinas? Se você dominar esses conteúdos as suas chances de passar na primeira fase do concurso são maiores. 

5 - Escolha um bom material para estudar 

Percebeu que está com dificuldade em uma das quatro disciplinas base? Então você sabe que precisa escolher um material completo para conseguir estudar e dominar esses conteúdos.  Hoje muitos cursos oferecem só vídeo aula por ser mais prático para o aluno, mas o ideal é você fazer um curso preparatório que também disponibiliza o conhecimento em outros formatos como, por exemplo, simulados, ebooks, enfim. 

Quanto mais você conseguir ler e estudar, mais amplo será o conhecimento adquirido por meio desses materiais. Então sempre aposte em cursos que oferecem o material completo para a sua rotina com vídeos aulas, ebooks, entre outros. 

6 - Conheça os temas principais da advocacia pública 

Estudou bastante sobre as quatro disciplinas fundamentais? Sente que já domina esses conteúdos? Então agora é hora de você direcionar a sua atenção para conhecer bem os temas principais da advocacia pública. 

Já adiantamos que os temas são vários mas, em processo civil por exemplo, podemos dizer que é tudo aquilo que envolve fazenda pública em juízo. No tributário, por outro lado, é preciso conhecer sobre imunidade tributária e execução fiscal, por exemplo. 

Em trabalho, que é um tema que mistura o administrativo, você precisa dominar o tema sobre terceirização e responsabilidade do estado na terceirização.  Os temas de advocacia pública costumam cair muito na primeira fase do concurso e também separa os candidatos aprovados dos reprovados em segunda fase e prova oral.  Ou seja, conhecer todos os principais temas é importante para você ter uma chance maior de aprovação. 

7 - Estude os temas mais relevantes das outras disciplinas 

Além de dominar as quatro disciplinas essenciais e os principais temas da advocacia pública você também precisa estudar os conteúdos mais importantes das outras disciplinas.  Por exemplo, em ambiental, quais são os princípios, responsabilidade civil, administrativa e penal ambiental, e também as grandes leis do direito ambiental. 

Você não precisa se preocupar em estudar sobre todas as disciplinas porque não são todos os conteúdos que caem na primeira fase da prova. Mas estudar e conhecer os temas mais relevantes sobre o assunto. 

Depois, e se tiver no edital da prova, aprofundar o seu conhecimento estudando mais sobre essa disciplina. O diferencial ao estudar os principais temas das disciplinas acessórias, isto é, além do constitucional, administrativo, processo civil e tributário, é tornar a sua base forte antes mesmo do edital. 

8 - Teste os seus conhecimentos nas questões 

Outra tática excelente para se preparar para um Concurso de Procuradoria é fazer questões das provas anteriores para avaliar os seus conhecimentos.  Dessa forma você consegue descobrir onde estão as suas dificuldades e com base nisso reforçar o estudo para dominar melhor um conteúdo.  Por exemplo, se fez um simulado e viu que errou maior parte das questões relacionadas a licitações, você pode direcionar um pouco mais do seu tempo na rotina de estudos para aprender mais sobre essa disciplina. 

Depois de uma semana pode pegar outra provas, fazer novas questões, e verificar se o tempo de estudo realmente surtiu efeito. Esse teste, para avaliar o seu conhecimento sobre os assuntos, é o que irá deixá-lo mais bem preparado para o concurso. 

9 - Verifique se o método de estudo está surtindo efeito 

Um dos erros mais comuns dos candidatos é estudar uma disciplina e logo em seguida fazer uma série de questões sobre o conteúdo.  É claro que se o candidato faz isso ele vai acertar cerca de 80% - 85% das questões, afinal o conteúdo ainda está fresco na sua cabeça. Mas esse não é o jeito certo... 

A tática ideal para verificar se o método de estudo realmente está surtindo efeito e se você terá um bom desempenho na prova é esperar um tempo após o estudo para só então medir os seus conhecimentos. Por exemplo, estudou sobre processo civil essa semana? Então espere quatro ou cinco dias para fazer ou refazer as questões sobre o assunto. 

Desse jeito, com a cabeça mais descansada, você consegue mensurar o que realmente entendeu da disciplina e o que precisa ser reestudado. 

10 - Leia muito 

Além do candidato aprender mais sobre um conteúdo, ao ler mais ele também consegue aumentar o seu conhecimento técnico sobre a sua escrita e fala. 50% da nomeação de um candidato depende da prova discursiva, então se ele não estiver preparado para discorrer sobre os assuntos nessa etapa é como se todo o seu esforço fosse desperdiçado. 

A leitura é um requisito importante para aumentar o conhecimento do aluno tanto quanto para melhorar a sua técnica. 

Se você realmente quer se sobressair e se destacar dos outros concorrentes não pode ficar preocupado em estudar apenas para as provas objetivas. Deve, também, se preparar para discutir sobre os temas. Ou seja, leia e busque treinar a sua capacidade de escrita sobre os assuntos. 

Dicas extras 

Tenha um tempo para relaxar.

Assim como os músculos precisam de descanso após se exercitarem na academia, o seu cérebro também precisa de um tempo para relaxar. 

Entre os seus horários de estudo, dê uma pausa de 30 minutos para assistir um vídeo, escutar música ou meditar. Esse intervalo é importante para você descansar o cérebro e voltar ainda mais motivado para o conteúdo. 

Não compare o seu desempenho com o dos outros.

Um dos motivos que faz os candidatos desistirem de estudar para um Concurso de Procuradoria é comparar o seu desempenho de estudo com outro colega. Não faça isso! 

Respeite o seu tempo, continue estudando no seu ritmo e não se cobre tanto.Cada pessoa é diferente da outra e isso também vale para os métodos de ensino, aprendizado e desempenho. Ou seja, foque apenas em você e nos seus objetivos. 

Então, gostou das dicas? 

Já sabe o que precisa fazer para se preparar para um Concurso de Procuradoria ou ainda ficaram dúvidas sobre o assunto? 

Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato com um de nossos especialistas. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos.

Sobre o Autor

Caio Vinícius Sousa e Souza

Procurador do Estado do Piauí (8º lugar), aprovado na PGE/BA. Mestre em Direito Constitucional (UFPI). Coordenador e coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm. Coordenador e coautor da Coleção Doutrinas Essenciais - Procuradorias. Coautor de várias obras jurídicas especializadas.