(11) 98253-0920 Atendimento de segunda
a sexta, das 9h às 17h

Blog

Dica de estudo: as principais dificuldades na hora de estudar

As principais dificuldades na hora de estudar

 

A dica de hoje é do Prof. Alan Dantas (@alansodc), que além do ensino na área jurídica, é especialista no DeROSE Method (@deroseonlineschool), que estimula qualidade de vida e alta performance para estudantes.

1 – Distrações

As distrações ao estudar são muitas. Desde o celular, televisão, computador, tablets e até mesmo outros livros podem deixá-lo sem vontade de estudar. Deve-se repensar o lugar que você escolhe para se concentrar. Procure um ambiente em que existam poucos objetos que possam diminuir a sua atenção e siga o seu planejamento de estudos.

 

2 – Falta de organização

Um plano de estudos é essencial para que o estudante não se perca enquanto estuda. Ou seja: antes de colocar vários livros na sua frente e começar a abrir todos eles, selecione alguns tópicos que você precisa rever nesse dia. Entretanto, o seu plano deve conter períodos de pausa: o seu cérebro não consegue se concentrar por muito tempo sem descanso. Por isso, um dos possíveis motivos para você não conseguir estudar de forma eficaz é a falta de organização e planejamento.

 

3 – Fadiga física e mental

Muitas vezes, se sentir cansado não significa somente exaustão física; você também pode sentir cansaço mental. Sentir-se indisposto mentalmente é um dos principais motivos para os estudantes perderem o foco enquanto estudam.

Se você já tirou todas as distrações da sua frente e possui um planejamento, mas não consegue se concentrar mesmo assim, isso pode ser um sinal de que o seu cérebro está esgotado. Nesses casos, o melhor a fazer é parar por umas horas para fazer alguma atividade prazerosa, como assistir a um filme ou praticar esporte.

Por outro lado, o cansaço físico também é algo que prejudica os estudos. Se você está se sentindo muito cansado depois de um dia de trabalho ou várias aulas, é importante que você descanse um pouco antes de começar a estudar.

 

4 – Ansiedade

Comum principalmente antes de provas, a ansiedade é um dos piores inimigos para os estudantes. Pessoas ansiosas se sentem inquietas, não conseguem se concentrar em nada e têm vontade de fazer outras coisas. Se você está se sentindo assim, é interessante que antes de começar a estudar você execute técnicas respiratórias ou também de meditação. Procure também fazer alguma atividade relaxante, como tomar um banho quente ou um chá. O objetivo principal disso é que você se sinta menos acelerado e consiga manter o foco nos estudos.

 

5 – Desconforto

Não encontrar um lugar ou uma posição confortável para estudar pode ser um problema determinante na hora dos estudos. Por isso, evite ficar na cama. Vista algo que não o incomode e fique sentado em uma cadeira que mantenha as suas costas confortáveis.

 

Supere essas dificuldades e alcance o seu melhor rendimento. Bons estudos!

 

Sobre o Autor

Alan de Oliveira Dantas Cruz

Aprovado para Procurador do Estado do Acre (8º lugar) e Procurador da Câmara Municipal de Rio Branco. Cofundador do Local Legis. Organizador de Vade Mecuns de legislações locais pela Editora JusPodivm. Coautor do livro "Questões Comentadas PGE-SP" (2018), pela Editora JusPodivm.