Dica de estudo: as principais dificuldades na hora de estudar - Cursos preparatórios para concursos | Themas Cursos ®

Blog

Dica de estudo: as principais dificuldades na hora de estudar

As principais dificuldades na hora de estudar

 

A dica de hoje é do Prof. Alan Dantas (@alansodc), que além do ensino na área jurídica, é especialista no DeROSE Method (@deroseonlineschool), que estimula qualidade de vida e alta performance para estudantes.

1 – Distrações

As distrações ao estudar são muitas. Desde o celular, televisão, computador, tablets e até mesmo outros livros podem deixá-lo sem vontade de estudar. Deve-se repensar o lugar que você escolhe para se concentrar. Procure um ambiente em que existam poucos objetos que possam diminuir a sua atenção e siga o seu planejamento de estudos.

 

2 – Falta de organização

Um plano de estudos é essencial para que o estudante não se perca enquanto estuda. Ou seja: antes de colocar vários livros na sua frente e começar a abrir todos eles, selecione alguns tópicos que você precisa rever nesse dia. Entretanto, o seu plano deve conter períodos de pausa: o seu cérebro não consegue se concentrar por muito tempo sem descanso. Por isso, um dos possíveis motivos para você não conseguir estudar de forma eficaz é a falta de organização e planejamento.

 

3 – Fadiga física e mental

Muitas vezes, se sentir cansado não significa somente exaustão física; você também pode sentir cansaço mental. Sentir-se indisposto mentalmente é um dos principais motivos para os estudantes perderem o foco enquanto estudam.

Se você já tirou todas as distrações da sua frente e possui um planejamento, mas não consegue se concentrar mesmo assim, isso pode ser um sinal de que o seu cérebro está esgotado. Nesses casos, o melhor a fazer é parar por umas horas para fazer alguma atividade prazerosa, como assistir a um filme ou praticar esporte.

Por outro lado, o cansaço físico também é algo que prejudica os estudos. Se você está se sentindo muito cansado depois de um dia de trabalho ou várias aulas, é importante que você descanse um pouco antes de começar a estudar.

 

4 – Ansiedade

Comum principalmente antes de provas, a ansiedade é um dos piores inimigos para os estudantes. Pessoas ansiosas se sentem inquietas, não conseguem se concentrar em nada e têm vontade de fazer outras coisas. Se você está se sentindo assim, é interessante que antes de começar a estudar você execute técnicas respiratórias ou também de meditação. Procure também fazer alguma atividade relaxante, como tomar um banho quente ou um chá. O objetivo principal disso é que você se sinta menos acelerado e consiga manter o foco nos estudos.

 

5 – Desconforto

Não encontrar um lugar ou uma posição confortável para estudar pode ser um problema determinante na hora dos estudos. Por isso, evite ficar na cama. Vista algo que não o incomode e fique sentado em uma cadeira que mantenha as suas costas confortáveis.

 

Supere essas dificuldades e alcance o seu melhor rendimento. Bons estudos!

 

Sobre o Autor

Alan de Oliveira Dantas Cruz

Procurador do Estado do Acre (8º lugar). Aprovado na Câmara Municipal de Rio Branco. Cofundador do Local Legis. Organizador de Vade Mecuns de legislações locais pela Editora JusPodivm. Coautor do livro "Questões Comentadas PGE-SP" (2018), pela Editora JusPodivm.