No domingo limpe duas coisas - Cursos preparatórios para concursos | Themas Cursos ®

Blog

No domingo limpe duas coisas

Em algum dos nossos podcasts eu falei sobre ter foco.

Nele eu expliquei como colocar em prática isso que todo mundo repete, mas ninguém nunca entende.

Segundo a minha tese, ter foco significa tornar o objetivo eleito o seu Propósito Único de Vida (PUV).

Traduzindo para termos mais práticos, ter foco é canalizar toda a sua energia física e mental para, a todo segundo, trazer o seu objetivo único de vida para mais perto.

Hoje eu quero dar um exemplo pessoal do foco enquanto PUV.

Para o amigo concurseiro e para amiga concurseira, o domingo pode ser um bom dia para... não fazer nada. Descansar, ir ao cinema, à igreja, à casa dos avós...

Não há mal nisso. Muito pelo contrário, isso pode ser uma estratégia em favor do seu PUV. Está tudo bem se a sua concepção for "vou aliviar a mente para que o meu processo de preparação seja renovado na segunda-feira e eu consiga repetir esse ciclo de forma constante".

Portanto, aqui eu deixo um primeiro insight: desacelere periodicamente, mas saiba o porquê está fazendo isso. Você não pode imaginar que está descansando porque merece: você está descansando porque isso serve ao seu PUV. Internalize isso. Ponto.

Quando eu estudava para concursos, eu levava essa ideia às últimas consequências. Absolutamente tudo o que eu fizesse deveria tornar a minha aprovação mais próxima. 

Em outras oportunidades eu posso falar mais sobre exemplos de decisões tomadas durante a minha preparação que alimentaram o meu PUV.

Mas hoje eu quero falar sobre o domingo.

Permitam-me rimar: além do descanso, domingo é um excelente dia para balanço. O que você fez, o que você deixou de fazer e o que precisa ser feito na semana imediatamente seguinte são as colunas que você precisa preencher. 

Eu fazia isso visualmente. 

Aos domingos, eu colocava sobre a minha mesa tudo o que eu iria estudar na semana seguinte. Se fossem livros, estariam abertos nos capítulos escolhidos. Se fossem questões, estariam impressas e grampeadas.

Minha ideia era a seguinte: tudo o que fosse colocado sobre minha mesa no domingo precisaria não estar lá sete dias depois. Quase sempre não conseguia, mas o importante é que a minha rota estava posta em linha reta: bastaria inserir as pendências na semana subsequente, recalcular o percurso, e seguir... seguir... seguir.

Essa forma de encarar o concurso público me permitiu não tirá-lo da mira. Só havia três possibilidades durante a minha preparação: ou estudo, ou descanso para estudar ou organizo para estudar.

Moral da história: no domingo, além da mente, limpe a sua mesa. Descanso e balanço precisam ser a sua rima dominical. Faça desse dia maravilhoso uma nova oportunidade de caminhar um pouco mais em direção ao seu PUV. 

Bom domingo,

Caio. 

Sobre o Autor

Caio Vinícius Sousa e Souza

Procurador do Estado do Piauí (8º lugar), aprovado na PGE/BA. Mestre em Direito Constitucional (UFPI). Coordenador e coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm. Coordenador e coautor da Coleção Doutrinas Essenciais - Procuradorias. Coautor de várias obras jurídicas especializadas.