"primeiro coloque a sua máscara..." - Cursos preparatórios para concursos | Themas Cursos ®

Blog

"primeiro coloque a sua máscara..."

... e só então auxilie quem estiver ao seu lado".

No meu primeiro dia de férias, a comissária do voo 1717 me lembrou de um sentimento controverso: o egoísmo.

Ela me fez refletir sobre a importância de trazer para o primeiro plano o "eu" antes de tudo, principalmente em momentos de turbulência.

Talvez seja politicamente incorreto falar isto, mas devo confessar...

Quando eu estudava para concursos públicos, eu era o centro. 

Isso não quer dizer, porém, que vivi solidão profunda ou que não conversei com outros colegas concurseiros para pedir ou fornecer ajuda.

Ao contrário, fiz bons amigos durante a jornada. Alguns deles, inclusive, hoje são meus colegas de profissão.

A metáfora da máscara, significa, então duas coisas.

Primeiro, sob a sua perpectiva, o SEU propósito de vida deve ser mais importante do que o de qualquer outra pessoa, mesmo que essa pessoa seja muito próxima de você.

Em outras palavras, na sua cabeça, nada deve importar mais do que o seu projeto de aprovação. Se algo estiver à frente dele, talvez falte oxigênio para você em caso de despressurização na vida. 

Segundo, a SUA preparação é mais importante do que a do colega. Ajude-o se estiver voando em céu de brigadeiro. Do contrário, resolva seus proprios problemas, antes de perder tempo e combustível com alguém que não está no centro do seu próposito único de vida.

Como professor e mentor, vi e vejo muitos candidatos preocupados em se apresentar como aquele colega que ajuda... os outros.

São muitas horas e litros de combustível queimados com materiais perfeitos e coloridos para compartilhar, dicas de instagram, lembretes diários de jurisprudência em grupos de whatsapp...

Isso é bom, mas apenas para... os outros.

O altruísta ainda não passou e está preocupado com a aprovação de pessoas que sequer conhece.

Por isso, eu proponho um novo olhar sobre o mal compreendido egoísmo, que, em baixa dose, pode ser descrito como amor próprio.

Reconhecer a importância de oferecer cuidados a outra pessoa é possível APENAS depois de você se certificar sobre o amor que você dedica a si mesmo.

O concurso público exige isso, embora não seja confortável admitir.

Se você se importar consigo mesmo, pense sobre.

 

Um abraço,

Caio.

Sobre o Autor

Caio Vinícius Sousa e Souza

Procurador do Estado do Piauí (8º lugar), aprovado na PGE/BA. Mestre em Direito Constitucional (UFPI). Coordenador e coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm. Coordenador e coautor da Coleção Doutrinas Essenciais - Procuradorias. Coautor de várias obras jurídicas especializadas.