(11) 98253-0920 Atendimento de segunda
a sexta, das 9h às 17h

Blog

Quer melhorar o desempenho nos concursos públicos? Veja 10 dicas que podem ajudar!

Confira 10 dicas para estudar melhor para concursos públicos

Passar em um concurso público é considerado um sonho para muita gente. Afinal, pode trazer estabilidade financeira, segurança e a oportunidade de um futuro melhor. Por conta disso, os cargos públicos são sempre disputados e concorridos. Essa competitividade acaba despertando o medo na maioria dos candidatos, que logo pensam: “será que vou conseguir ter um bom desempenho na prova?”, “será que sou realmente capaz de competir com todos os outros candidatos?”, “será que vai dar tempo de conseguir estudar todos os conteúdos?”

Durante a preparação para os concursos é comum as pessoas terem de enfrentar alguns obstáculos, entre eles manter a motivação e o foco direcionado aos seus objetivos. Mas será que todas conseguem superar as adversidades e ter um bom desempenho no período de estudos?

No post de hoje vamos descobrir quais são os principais desafios que os candidatos precisam enfrentar ao estudar para concursos públicos e o que eles precisam fazer para superar os obstáculos. Então, se você também estiver passando por alguma dificuldade, fique com a gente para descobrir de uma vez por todas como é possível resolver os problemas e melhorar o seu resultado nas provas. Preparado? Então vamos lá!

Quais são os desafios que podem atrapalhar a vida do candidato?

#1. Insegurança

Você pode não acreditar mas a maioria dos candidatos se sentem inseguros sobre si mesmas. Quando se trata de concursos públicos nos deparamos com uma quantidade enorme de pessoas competindo por uma vaga. Então é comum começarem a se questionar se elas são realmente capazes de conquistar um resultado satisfatório nas provas. Essa falta de segurança acaba prejudicando a rotina de estudos do candidato uma vez que ele passa a sentir dúvidas sobre si mesmo e o seu potencial.

#2. Falta de foco

Outro obstáculo que precisa ser driblado pelos concurseiros é a falta de foco. Antes da prova, muitos podem não ter um objetivo claro sobre o que querem exatamente, e por conta disso acabam desnorteados sobre o que fazer, o que estudar e como estudar. Essa falta de direção acaba atrasando o percurso do candidato, que pode estar desperdiçando tempo e energia sem perceber.

#3. Concentração

Sabemos que os concursos públicos podem ser bem desafiadores. Afinal, envolvem uma série de conteúdos complexos que precisam ser estudados afinco caso o concurseiro busque um bom resultado. A falta de concentração se torna um dos principais obstáculos já que impede os estudantes de conseguirem um bom desempenho na rotina de estudos.
Na hora de estudar, seja qual for a matéria, é importante que o concurseiro mantenha a concentração para conseguir absorver o máximo de conteúdo. Só assim ele será capaz de aprender mais em menos tempo.

#4. Organização da agenda

Organizar a agenda é extremamente importante no dia a dia de qualquer pessoa, inclusive de quem vai estudar para concursos públicos. Ao estabelecer os melhores horários para descansar, se alimentar e estudar, o candidato consegue ter controle sobre o que está fazendo e assim passa a aproveitar melhor as suas energias. A administração do tempo permite que ele tenha mais rendimento no dia, sem precisar passar horas e horas estudando.

#5. Cansaço mental e físico

Muitos concurseiros podem ter uma rotina bastante exaustiva de estudo. Essa determinação, por mais motivadora que seja no começo, pode acabar prejudicando o estudante se ele não tomar alguns cuidados. O cansaço mental pode afetar a qualidade dos estudos e o cansaço físico pode ser responsável por prejudicar o sono e a saúde do estudante. Já pensou ficar resfriado no dia da prova ou não conseguir se concentrar nas questões por se sentiresgotado? Esse é um risco que os concurseiros não podem correr.

#6. Organização do espaço

Por mais que algumas pessoas não acreditem, um espaço organizado pode fazer muita diferença na rotina de estudos de um concurseiro. Isso porque locais bagunçados costumam tirar a concentração e o foco do estudante para o que realmente importante. Que nesse momento, são os conteúdos.

#7. Desmotivação

A desmotivação é outro fator que pode prejudicar a qualidade do aprendizado. Muitos concurseiros podem desistir no meio do caminho ou, quando desacreditados, buscar formas de se sabotar nos horários em que deveria estar estudando. Esse obstáculo precisa ser driblado o quanto antes para que o estudante não saia prejudicado na sua rotina de estudos, e muito menos no resultado das provas.

#8. Procrastinação

Celulares, smartphones, Youtube, Netflix, Whatsapp, Instagram... As vezes fica difícil voltar para a rotina de estudos quando existe uma série de distrações a nossa volta, certo? E embora elas pareçam inofensivas, sabemos que jogos, redes sociais e aplicativos podem ser os maiores culpados por fazer os concurseiros procrastinar nos estudos. Driblar as tentações para focar ao que realmente importa é um dos principais desafios enfrentados pelos concurseiros.

#9. Rotina de estudos

Como o concurseiro precisa estudar uma série de conteúdos (e às vezes, o mesmo conteúdo todos os dias), a rotina pode ficar pesada e acabar desencorajando os estudantes a manter o hábito de estudos. Esse problema, se não superado, pode prejudicar o foco dele nos materiais, a motivação para atingir os seus objetivos e, consequentemente, o resultado nas provas. Dica: na Themas, os cursos são adaptados para o seu tempo disponível para estudos.

 

10 dicas para estudar para Concursos Públicos

 

Como vimos acima, estudar para concursos públicos pode ser desafiador. No entanto, existem formas simples de superar os obstáculos se o candidato tomaralguns cuidados antes e durante período de preparação para as provas. Veja agora 10 dicas que podem facilitar (e muito) a sua rotina de estudos.

Dica 1: Escolha o local ideal para estudar

O horário de estudos é praticamente um tempo sagrado para o concurseiro. Por esse motivo, nesse horário, você precisa manter a concentração totalmente focada naquilo que está fazendo, do contrário pode ser prejudicado. Escolher um espaço silencioso, bem iluminado e organizado pode ajudar você a melhorar o rendimento nos seus estudos. O que, consequentemente, influencia no seu desempenho na prova.

Dica 2: Planeje a sua rotina de estudos

Se você pretende absorver o máximo de conteúdo ou quer melhorar o seu desempenho, você precisa de um plano para administrar toda a sua rotina de estudos. Definir os horários para estudar (e o que estudar) é importante para ajudar você a controlar melhor o seu tempo e direcionar o foco e a energia para o caminho certo. Também para ajudar você a conservar o hábito de estudar os conteúdos.

Dica 3: Defina os materiais

Não adianta você escolher um local silencioso e planejar uma rotina de estudos, se no fim estiver fazendo uso de conteúdos ultrapassados e com pouca qualidade. Para se dar bem nas provas você precisa se manter atualizado sobre todos os assuntos, concorda? E você só vai conseguir fazer isso se tiver utilizando os materiais certos. Hoje existe muita informação e conteúdo disponíveis na internet, mas isso não quer dizer que todas elas são confiáveis. Então, antes de começar a estudar para concursos públicos, pesquise a origem dos materiais e selecione aqueles que oferecem mais qualidade e confiança.

Dica 4: Foque os seus estudos no edital da prova

Outra dica importante, e que precisa ser levada em consideração na hora de estudar, é direcionar a energia e o tempo para os conteúdos exibidos no edital da prova. Muitos candidatos acabam estudando uma série de conteúdos a mais por não verificarem essas informações, e sem necessidade. Assim, acabam sem ter foco e ficam sem conseguir aprender os conteúdos que são realmente relevantes. Então, quando for estudar, lembre-se de verificar quais são os conteúdos que vão ser pedidos na prova.

Dica 5: Tenha um tempo para relaxar

Sim, estudar é importante e você precisa manter uma rotina de estudos caso queira se sair bem nas provas. No entanto, você também precisa se dar um tempo para relaxar e descansar o corpo e a mente. Estabeleça uma meia hora para comer algo diferente, escutar músicas, meditar ou até assistir alguma coisa interessante no Youtube. Esse intervalo é importante para você descansar o cérebro e, para quando voltar a estudar, estar mais motivado e focado no que realmente importa.

Dica 6: Estabeleça metas diárias de estudo

Muitos concurseiros ficam em dúvida sobre quanto tempo eles precisam estudar diariamente: 8 horas ou 9 horas? Qual é o tempo necessário? Preciso estudar de manhã, tarde e noite? Será que preciso estudar de madrugada? A verdade é que não é a quantidade de horas que vai determinar a qualidade do seu estudo, mas sim a concentração que você vai ter durante o período que estiver estudando.

Alguém que estuda 2 horas, focado no material, pode ter um desempenho melhor do que aquele que fica 8 horas vidrados nos livros, mas não consegue se concentrar corretamente. Estabelecer metas diárias tipo, 3 horas de manhã e 4 horas a tarde (com intervalo de meia hora) pode ajudá-lo a manter a concentração e a atenção ativas. Assim, além de absorver mais conteúdo nesse tempo, você consegue ter uma folga para relaxar a noite e tirar toda a pressão dos ombros.

Obs: o importante não é a quantidade de horas, mas o empenho com que você vai estudar nesse período.

Dica 7: Respeite o seu tempo e motive-se

Sabemos que você não vai se manter motivado o tempo todo, e está tudo bem. Não se culpe por isso. Todas as pessoas podem sentir medo em algum momento, e isso não vai te tornar menos capaz de conseguir um bom resultado nas provas. Se você acordar uma manhã e sentir que não está com disposição para estudar, experimente fazer uma caminhada, escutar uma música ou tirar um tempo para refletir sobre o que pode estar te incomodando. Um tempo para você, por menor que seja, pode ser o suficiente para mantê-lo motivado mesmo nos dias mais difíceis. Então, respeite-se e tenha paciência nesse período de preparação.

Dica 8: Acredite no seu potencial

Existem centenas de pessoas competindo por uma mesma vaga e saber disso pode acabar gerando medo na cabeça dos estudantes. Ainda assim, não permita as dúvidas prejudiquem o seu desempenho, ok? Nos momentos que estiver apreensivo sobre as provas, lembre-se que todos os candidatos possuem chances iguais e que se outros podem conseguir bons resultados você também pode. Não deixe que o medo interrompa os seus estudos e nem que ele prejudique a sua rotina. Foque em você, mantenha a sua cabeça erguida e corra atrás daquilo que você realmente quer.

Dica 9: Não se compare com os outros

Nenhuma pessoa é igual a outra e respeitar o seu próprio tempo de aprendizado é importante para você alcançar todos os objetivos. Na hora de estudar para concursos públicos, não compare-se aos outros e nem se cobre tanto. Tenha paciência com você mesmo, busque aprender os conteúdos com calma e valorize o seu esforço. Se você comparar o seu progresso com os outros candidatos, você automaticamente está diminuindo tudo o que você está fazendo e conquistando. E isso é algo que só vai prejudicar e atrasar o seu sucesso.

Dica 10: Busque métodos diferenciados para aprender os conteúdos 

Estudar todos os dias pode ser bastante exaustivo, ainda mais quando os conteúdos são complexos e exigem demais da concentração. Porém, hoje já existem métodos diferenciados para absorver conteúdos de forma mais prática e simples. Vídeos, ebooks e até mesmo materiais como whitepapers e infográficos são opções interessantes para sair da rotina. O legal de buscar métodos variados de estudo é que o seu cérebro estará sempre sendo estimulado de todas as formas. Ou seja, você pode aprender mais conteúdos, em menos tempo, e deum modo mais descontraído.

Então, gostou das dicas? Já sabe o que fazer para otimizar a sua rotina de estudos ou ainda ficaram dúvidas sobre o assunto? Caso esteja precisando de alguma ajuda, entre em contato com um de nossos especialistas. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos.

Sobre o Autor

Caio Vinícius Sousa e Souza

Procurador do Estado do Piauí (8º lugar), aprovado na PGE/BA. Mestrando em Direito Constitucional (UFPI). Coordenador e coautor do livro "Curso de Peças e Pareceres - Advocacia Pública - Teoria e Prática" pela Editora JusPodivm. Coordenador e coautor da Coleção Doutrinas Essenciais - Procuradorias. Coautor de várias obras jurídicas especializadas.