(11) 98253-0920 Atendimento de segunda
a sexta, das 9h às 17h

Carreiras

Defensoria Pública

O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. A partir desse direito fundamental conferido pela Constituição Federal, nasce a Defensoria Pública, instituição vocacionada a perseguir os direitos dos hipossuficientes. 

Em termos de maturidade institucional, a Defensoria Pública ainda engatinha. Muitos Estados da Federação ainda realizam seus primeiros concursos para provimento dos cargos de Defensor Público. Ingressar na carreira, neste momento, é adquirir a responsabilidade de construir a história da Defensoria Pública. Significa fazer parte de uma instituição sem amarras, que ainda conquista seu espaço e ganha cada vez mais destaque com a atuação combativa dos Defensores Públicos. Nessa perspectiva, ser defensor público é ser um agente da transformação social. 

Extensivo

O programa tem como norte a transmissão organizada de conteúdo jurídico. Isso nos diferencia no mercado brasileiro, pois não oferecemos apenas planejamento. Ao contrário, preenchemos o plano de ação do aluno com conteúdo, por meio de materiais de apoio, resumos, roteiros de revisão e simulados. A ideia, então, é conduzir o aluno em uma linha reta de preparação, com planejamento semanal e ministração de conteúdo jurídico.

O objetivo do Curso Extensivo Defensorias é permitir que o aluno construa uma base sólida de conhecimento jurídico, que o possibilite competir em médio prazo nos concursos de defensoria. Em razão disso, no programa extensivo, a leitura e revisão de livros guiará a execução das metas, que também contemplarão o estudo da jurisprudência, da legislação e a resolução de simulados. 

Retas Finais

A metodologia Reta Final é desenvolvida em períodos subsequentes à publicação dos editais de abertura e possui como preocupação fundamental a revisão dos principais pontos do conteúdo programático. Diferente dos programas extensivos, nos retas finais, em razão da comum exiguidade de tempo entre a publicação do edital e a data da realização das provas preambulares, o estudo é primordialmente horizontal, sendo aprofundados apenas os temas mais relevantes passíveis de cobrança, de modo que o aluno tenha tempo para ter contato com todas as disciplinas.

Nos retas finais, por isso, o fator tempo assume relevância significativa, guiando, em boa medida, as ferramentas a serem utilizadas no programa, que dispensa especial atenção ao estudo da lei seca, da jurisprudência, da resolução de questões e da leitura de resumos esquematizados.

Rodadas

Não há dúvidas de que larga na frente o candidato que inicia a sua preparação de forma antecipada, dada a exiguidade de tempo entre o edital e a prova objetiva, bem como entre as fases do certame. Pensando nisso e sempre mirando a possibilidade de novos certames, as Rodadas propõem uma preparação extensiva focada na resolução de simulados de prova objetiva, discursiva e prática.

Todo conteúdo abordado será inédito e levará em consideração os temas mais recorrentes nos certames de Defensorias Públicas. As respostas dos alunos serão corrigidas de forma individualizada e detalhada por professores membros da carreira e multiaprovados em concursos do gênero.

Prova oral

Os Cursos de Prova Oral são desenvolvidos para organizar e potencializar os estudos finais dos candidatos aprovados nas fases escritas às iminentes provas orais dos concursos para ingresso na respectiva carreira.

Nessa fase da preparação, além da necessidade de revisão do conteúdo programático, fatores extrajurídicos assumem relevância significativa. O candidato, dessa forma, deve estar preparado sob os aspectos jurídico, linguístico, comportamental e psicológico, sendo estas as ferramentas a serem desenvolvidas e treinadas nos programas.

Coordenador

Lara Teles

Mestre em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC-2019). Membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP). Defensora Pública do Estado do Ceará. Autora da obra Prova Testemunhal no Processo Penal: uma proposta interdisciplinar de valoração. (Editora Emais, 2019) e 2a Ed. (2020). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).